22 DE ABRIL – CRÔNICA DO DIA

22 de abril…

Hoje amanheci refletindo sobre uma frase que li dia desses e que dizia que a história é contada através da ótica dos “vencedores”.

Me peguei pensando sobre isso, principalmente porque hoje comemoramos o “descobrimento do Brasil” e há muitos questionamentos sobre essa expressão “descobrimento”. Como o Brasil poderia ter sido “descoberto”, se aqui já viviam os indígenas? Pensando nessa questão dos “vencedores”, acho que a frase “os portugueses descobriram o Brasil” se aplica a eles, os portugueses, para falar para o povo deles!

Como a colonização impôs o domínio (ou o quase extermínio) português sobre os povos originais, a história passou a ser contada aqui também sob a ótica dos tais “vencedores”.

Para nós, brasileiros, frutos da miscigenação dos povos originais com aqueles que aqui chegaram (portugueses e africanos escravizados), deveríamos dizer que os PORTUGUESES “conheceram”, ou “encontraram” uma terra e seus habitantes lá pelos idos de 1500.

Ainda seguindo com minhas reflexões sobre a questão dos “vencedores”, acho que precisamos pensar melhor e avaliar o que acontecerá no futuro. Sob a ótica do meio ambiente, por exemplo, os indígenas são os grandes vencedores. Ao longo da história, eles deram vários exemplos de como viver em harmonia com a natureza. Porém, ao mesmo tempo, vêm sucumbindo diante da força bruta daqueles que mantém a eterna mentalidade do colonizador, que explora a terra visando apenas o lucro momentâneo.

Se conseguirmos resgatar um pouco do conhecimento, do respeito à natureza e do amor à terra em que se habita, que os indígenas sempre demonstraram, talvez nós, brasileiros, conscientes da sua miscigenação, possamos, enfim, “descobrir” a nós mesmos e nos tornarmos os verdadeiros “vencedores” dessa história.
Vencedores contra a ignorância, contra a intolerância, contra o desrespeito por nós mesmos e pela natureza.

Afinal, somos todos agora brasileiros e não mais colonizados e colonizadores.

 

22 de abril
Índio Urubu Kapoor, foto de Darcy Ribeiro, no Maranhão, em 1957. 

4 comentários em “22 DE ABRIL – CRÔNICA DO DIA

  • domingo, 22 de abril de 2018 em 14:25
    Permalink

    Fátima, compartilho do seu pensamento… Seu texto constata e “esperanceia” o que, acredito, muitos pensam, mas não muitos o suficiente, pelo menos ainda não… Pena que aprendemos muito devagar… Gerações vem e vão e o nosso povo, o brasileiro, evolui a passos de lesma.

    • domingo, 22 de abril de 2018 em 18:13
      Permalink

      Luciana, obrigada pelo seu comentário e pela visita ao PORTAL! Um abração!

  • segunda-feira, 23 de abril de 2018 em 07:29
    Permalink

    Excelente post! Sem dúvida um ponto de vista que precisa ser revisitado.

Deixe uma resposta