Como vencer o sedentarismo

Neste vídeo explico como vencer o sedentarismo e falo sobre as dicas que aprendi na coluna do Márcio Atalla.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, adultos entre 18 e 64 anos, que desejam vencer o sedentarismo e melhorar suas condições de saúde, devem fazer pelo menos 21 minutos por dia de atividades aeróbicas moderadas, ou 10 minutos diários de atividades aeróbicas com maior intensidade, ou até mesmo fazer revezamentos entre exercícios moderados e intensos ao longo dos dias. Para um aprimoramento do bem-estar, a OMS ainda destaca a importância do aumento progressivo no tempo dedicado à prática da atividade física, de acordo com as condições orgânicas e as aptidões de cada um, com o objetivo de melhorar a disposição e o desempenho nas demais tarefas realizadas. A OMS também reforça a necessidade dos exercícios de fortalecimento muscular, que devem ser trabalhados em, pelo menos, dois ou mais dias da semana.

Segundo informações disponibilizadas em projeto realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a prática das atividades físicas traz inúmeros benefícios, como por exemplo, melhor funcionamento dos órgãos, principalmente coração e intestino, diminuição do estresse, ansiedade e depressão, melhora do humor, da autoestima, além de prevenir doenças como diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, entre outras. Através do equilíbrio entre a ingestão de alimentos e o gasto de energia, a prática regular de exercícios físicos também ajuda no funcionamento dos mecanismos cerebrais e controle do apetite, proporcionando a perda de gordura e fortalecendo os músculos.

Se você ainda não pratica nenhum exercício físico, nunca é tarde para começar. Os benefícios advindos deste hábito contemplam todas as partes do seu corpo e podem favorecer um prolongamento saudável da vida.

Links importantes:

Como vencer o sedentarismo
Organização Mundial de Saúde

 

Como vencer o sedentarismo
Márcio Atalla – Bem Estar & Movimento

 

Como vencer o sedentarismo
Canal BemStar com Marcio Atalla

 

Até a próxima!

Deixe uma resposta